Liderar é a arte de influenciar pessoas
O processo de entrada do colaborador na organização é iniciado sempre cheio de expectativas, cabe a empresa e ao líder criar e alinhar as perspectivas que esse colaborador traz consigo.
Aqui já encontramos uma grande barreira muitas vezes negligenciada. As organizações e muitas vezes o próprio líder estão focados nas expectativas e esquecem que o colaborador traz desejos e anceios que precisam de alguma forma estar alinhados com a cultura organizacional existente.
Chiavenato (2003) defende nos seus estudos que o processo de liderança é caracterizado por quatro elementos: influência, situação, processo de comunicação e objetivos a alcançar.
Esses elementos controem a base para que o liderado sinta-se seguro, confiante e acolhido. É do líder, juntamente com a organização a responsabilidade de construir um ambiente em que todos possam colocar suas habilidades à disposição de um objetivo comum.
O papel da liderança é influenciar de forma positiva os seus seguidores no desenvolvimento das suas tarefas com máximo rendimento; isto é possível com uma comunicação eficaz, que possibilita que as ideias estejam claras e organizadas, buscando o alcance dos objetivos de forma eficiente e eficaz.
Muitas vezes o que falta e clareza. Se não sabemos por onde iremos caminhar, qualquer caminho serve. Uma organização sem rumo não proporcionará ambiente favorável para que o líder influencie sua equipe.
A liderança não é uma questão de nomenclatura de cargo ou função, é uma questão de competência e habilidades. Ser competente é um desafio. Ser líder compentente e habilidoso é um desafio maior ainda.
O líder precisa buscar as competências técnicas e comportamentais para que possa influenciar o ambiente positivamente.
Proporcionar e fortalecer as relações de confiança é umas das grandes formas de influenciar pessoas.
Fica o nosso convite para você que deseja crescer e evoluir como Líder. Acompanhe nossas redes sociais e nossos cursos voltados para a qualificação e formação de liderança.