A Arte de Despertar o Potencial Humano nas organizações

Facebook
Twitter
LinkedIn
Twitter
WhatsApp

Seja obcecado por relações confiáveis

Em meio a um turbilhão de acontecimentos e transformações, as organizações a cada dia que passa perde mais talentos, se gasta muita energia para realizar desde tarefas simples e complexas, e não menos importante acaba tendo resultados financeiros ruins.

Assim como num jogo de curling, onde um membro da equipe limpa com uma vassoura a área por onde a pedra desliza, o líder também deve assim fazer frente a uma equipe ou organização. Essa limpeza visa tirar da frente possíveis fraguimentos e comportamentos que impeçam a evolução de toda essa organização. Uma outra analogia poderia ser feita com um grande nó, cabe ao líder desatar os diversos nós que travam o crescimento e consomem a energia organizacional.

Mas o que será que causa toda essa desordem nas organizações?

Uma das principais causas deve-se ao fator Confiança, que permeia toda organização. A confiança é extremamente importante e aliada na construção das relações humanas, no crescimento das organizações e na diminuição no grau de desordem existente.

Gestores e liderança tem um papel fundamental no desenvolvimento da confiança dentro da organização e é de extrema importância para o sucesso e desenvolvimento de equipes. O líder é aquele que tem a prerrogativa de influenciar e construir relações confiáveis dentro do ambiente de trabalho.

Confiança é a base dos relacionamentos, ela tem o poder de mudar todo um contexto de uma equipe e organização, pois confiar é acreditar nas competências e integridade das pessoas.

A Confiança parte de duas qualidades altamente desejadas na construção das relações e no desenvolvimento de equipes que são caráter e competência.

De acordo com Covey o caráter inclui integridade, motivo, intenção com relação às pessoas. A competência inclui conhecimentos, habilidades, antecedentes e realizações. E ambos são importantíssimos.

Não se constrói Confiança apenas com caráter, é preciso ter bons resultados e conhecimento para sustentar essa relação.

Uma empresa pode ter uma excelente estratégia e grande capacitação para executá-la, mas o resultado pode ser detonado por causa de um imposto de baixa confiança e desordem ou poderá ser alavancado por um dividendo de alta confiança e ordem.

É preciso que toda organização deva estar atenta e trabalhar para que a confiança seja um item importante no combate a toda essa desordem. A liderança deve atuar no desenvolvimento de relações humanas confiáveis e influenciar para que os liderados almejem um propósito único, de levar a organização a níveis elevados, criando um ambiente onde proporcione cada membro colocar à disposição seus conhecimentos e talentos.

Quando há confiança a velocidade dos processos aumenta, os custos diminuem e a desordem tende a ser um obstáculo cada vez menor. A confiança é o combustível mais eficiente para gerar resultados em curto prazo. Essa ação transformadora que a confiança possibilita dentro do ambiente de trabalho é algo que cria um sustentáculo enorme para que líderes consigam criar e desenvolver grandes equipes.

O interessante que tudo isso pode ser implementado com uma metodologia capaz de fortalecer as relações de Confiança e consequentemente diminuir o grau de desordem que tanto atrapalha o desenvolvimento de pessoas e organizações.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No mundo dos negócios, confiança é tudo!